Existe peso ideal para cirurgia plástica? | Dr. Victor Diniz – Cirurgia Plástica Caruaru
Faça sua Pré-Consulta Faça sua Pré-Consulta    Agende sua consulta

Existe peso ideal para cirurgia plástica?

O peso é uma preocupação comum entre aqueles que sonham e planejam a realização de uma cirurgia plástica, isso porque, muitos pacientes consideram essa cirurgia como o caminho ideal para alcançar a imagem desejada, mas, esse é mesmo um fator decisivo para a realização de um procedimento? No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre o peso ideal para cirurgias plásticas.

Apesar de muitas pessoas acabarem confundindo o auxílio de técnicas da cirurgia plástica como um escape rápido para o emagrecimento, o objetivo das cirurgias plásticas não são unicamente a perda de peso. Em cirurgias de remodelação corporal, por exemplo, após a remoção da gordura localizada, utiliza-se essa gordura para redefinição de uma outra área do corpo, não tendo como objetivo a redução do peso dos pacientes.

É preciso entender, portanto, um pouco mais sobre a importância da composição corporal, que vai muito além do que somente aquele peso que você observa quando sobe na balança, falando também sobre o que ele representa para o corpo como um todo. O peso elevado, considerando a massa de gordura corporal, traz ao organismo um estado de inflamação e pode provocar problemas de cicatrização, riscos de problemas de coagulação, sangramento e infecção no pós-operatório, além de problemas com a imunidade. Nesse sentido, apresentar um quadro de saúde saudável antes da realização de uma cirurgia é necessário para que maiores complicações durante o procedimento possam ser evitadas e, consequentemente, os melhores resultados sejam alcançados com segurança.

Atualmente, o peso não é mais o principal parâmetro para realização de uma cirurgia, sendo o percentual de gordura um fator de muito mais importância, pois o acúmulo exagerado de gordura em regiões como o espaço visceral (ao redor dos órgãos), apresenta um risco em procedimentos como a cirurgia plástica. Já o percentual de gordura convertido em massa muscular, é uma indicação positiva para os pacientes que por apresentarem hábitos saudáveis terão também uma melhor recuperação no pós-operatório. 

Para que essa diferenciação seja realizada com maior facilidade, aqui na clínica, os pacientes são avaliados através da tecnologia de análise corporal de Bioimpedância, que é um exame que busca analisar a composição corporal detalhada de cada paciente em menos de cinco minutos, apontando a quantidade de massa muscular esquelética, água e massa de gordura corporal, com o objetivo de adequar melhor o plano cirúrgico.

Sendo assim, apesar de não existir uma regra fixa ou oficial, para que seja possível alcançar os melhores resultados e oferecer maior segurança, é preciso que os pacientes estejam em uma boa condição de saúde e isso diz respeito também ao percentual de gordura de cada um deles.

Ainda tem dúvidas?

Faça sua pergunta sobre cirurgia, procedimentos, recuperação,
custos ou demais temas, diretamente para Dr. Victor Diniz.

Clique e envie sua mensagem

Rua Lourdes Casé Pôrto, 51, Maurício de Nassau, Caruaru - PE, 55012-075