Enxertia de gordura na Mama
Melhoria do contorno corporal
Também chamado de Lipofilling, é um procedimento que usa a sua própria gordura, coletada de áreas em excesso no corpo, para infiltração nas mamas.
O procedimento de Enxerto de Gordura nas Mamas ganhou popularidade na década de 90 após os trabalhos do cirurgião plástico norte-americano Sydney Coleman que sistematizou a forma da coleta e transferência da gordura. Seus estudos confirmaram que a gordura pode ser transferida de forma segura se tomados os devidos cuidados durante o seu preparo e transferência.
A coleta da gordura é realizada pela técnica de lipoaspiração, isto é, por um pequeno orifício na pele em que é inserida uma cânula acoplada a um aspirador. São realizados movimentos de vai e vem na camada de gordura, que é aspirada e armazenada em um frasco estéril até haver o volume necessário para a realização da cirurgia.
A gordura coletada pode ser preparada por três processos (decantação, filtragem com peneira e centrifugação), todos com resultados similares. Após este processo, o soro e o óleo separados da gordura são descartados, sobrando apenas a gordura com os componentes necessários. Esta gordura é então preparada em seringas e infiltrada na região da mama através de pequenas incisões. Geralmente se faz uma hipercorreção, uma vez que em média 30% da gordura enxertada é reabsorvida pelo organismo.
Como nesta cirurgia são utilizadas apenas cânulas, as incisões (cortes) são pequenas, suficientes para passagem destas cânulas pela pele, de 3 a 5mm.
As cicatrizes na mama também são mínimas, pois a gordura é transferida com cânulas ainda mais finas que as de lipoaspiração, através pequenas incisões na pele.
A gordura, após integrada, fará a sua mama ter uma consistência macia ao toque. Além disso, ocorre uma melhora na qualidade da pele.
A recuperação pós-operatória é rápida e o retorno as suas atividades diárias podem iniciar após alguns dias. Porém, para a realização de atividades físicas mais intensas é recomendado aguardar pelo menos quatro semanas.
Analgésicos comuns são prescritos para o controle da dor, uma vez que é uma cirurgia pouco dolorida.
É uma cirurgia ambulatorial, em que é aplicada anestesia regional ou geral. Por ser uma cirurgia ambulatorial, não há necessidade de internação hospitalar, e assim que estiver recuperada da anestesia é possível ir para casa, em média 2-5h após o fim do procedimento.
Faça sua pergunta sobre cirurgia, procedimentos, recuperação,
custos ou demais temas, diretamente para Dr. Victor Diniz.
Rua Lourdes Casé Pôrto, 51, Maurício de Nassau, Caruaru - PE, 55012-075