Por que o sutiã é necessário após a cirurgia de mama? | Dr. Victor Diniz – Cirurgia Plástica Caruaru
Faça sua Pré-Consulta Faça sua Pré-Consulta    Agende sua consulta

Por que o sutiã é necessário após a cirurgia de mama?

O sutiã cirúrgico é um item que muitas pacientes amam e não querem deixar de utilizar, enquanto outras odeiam, querendo se livrar o mais rápido possível. Contudo, qual seria a importância do uso deste sutiã após um procedimento como a cirurgia de mama? Acompanha o artigo de hoje para saber mais!

São várias as razões pelas quais os cirurgiões indicam o uso do sutiã cirúrgico no pós-operatório, desde cirurgias mais simples como a prótese de recuperação rápida até a cirurgia de mastopexia mais complexa, que é uma cirurgia bem mais avançada e bem maior na região das mamas.

Em uma cirurgia de mama, o cirurgião irá descolar a mama do tecido mamário e do plano muscular, utilizando ou não o implante de silicone. Nesse sentido, é preciso que a pele dessa região cicatrize novamente, não haja muito inchaço e que as incisões sejam protegidas de qualquer ação externa. Além disso, é preciso também que haja a sustentação da mama no local planejado, visto que, não há como impedir o efeito da gravidade. Sendo esse alguns dos motivos que evidenciam a importância do sutiã cirúrgico.

A sustentação do tecido mamário é o primeiro fator pelo qual há a indicação do uso do sutiã cirúrgico. Nas cirurgias de maneira geral, o tecido da mama é movido para reposicionamento ou para o recebimento de uma prótese de silicone e é necessário que o tecido seja sustentado durante o pós-operatório. A mama sem sustentação estará sob o efeito direto da gravidade, que produzirá um peso na área recém operada, dificultando a cicatrização e o posicionamento da mama após o fim da cirurgia. 

Em relação a cicatrização, é importante considerar seus dois tipos: a cicatrização interna e externa. 

A cicatrização interna acontece justamente na parte da gordura que está localizada dentro das mamas, tecidos mamários e músculos, que são deslocados para o reposicionamento dessa área. Quando utiliza-se próteses de silicone, o corpo irá produzir também uma cápsula ao redor do implante, formada ao longo dos meses iniciais. Em cirurgias de mama realiza-se também o sutiã interno, que é justamente um reforço para que a região fique mais firme e bem posicionada, principalmente quando usa-se próteses de silicone. 

Atuando nas cicatrizes internas, o sutiã cirúrgico sustenta a mama naquela posição para que a cicatrização dos tecidos aconteça da forma como terminou a cirurgia, mantendo a modelação planejada ao garantir firmeza e estabilidade para a área.

A cicatrização externa, a cicatriz propriamente dita, pode ser apenas na região inferior da mama, em formato de “T” invertido ou ainda ser uma “Short Scar”, que é uma cicatriz mais curta e tem sido cada vez mais utilizada por proporcionar liberdade as pacientes, mantendo a área do colo livre de cicatrizes. 

A função do sutiã na cicatrização externa, será prevenir o inchaço nas mamas nos primeiros dias de pós-operatório, visto que, esse inchaço força a cicatriz e pode provocar riscos como abertura de pontos ou alargamento da cicatriz. Nesses casos, o sutiã vai pressionar e comprimir a mama com o objetivo de reduzir o inchaço e evitar que as cicatrizes estejam sob pressão. Outra função importante do sutiã cirúrgico é a modelagem da mama, isso porque, ele irá comprimir a mama de forma uniforme e proporcionar um desenho melhor no pós-operatório. 

O sutiã também será um agente importante para manutenção e durabilidade dos resultados da cirurgia de mama, pois o corpo humano está em constante envelhecimento e apesar das melhores cirurgias serem realizadas, nenhuma proporcionará uma garantia vitalícia. Com o passar dos anos e o enfraquecimento da pele, a mama pode apresentar algum grau de queda. Isso poderá ser influenciado devido a vários fatores, desde genética, alimentação, atividades físicas ou variações de peso que influenciam diretamente no resultado. Em casos como esse, para que seja possível ajudar o corpo e manter esse resultado, o uso do sutiã cirúrgico é bastante importante. 

Normalmente, a indicação de uso é de apenas três meses após o procedimento (Salvando algumas exceções), que é o período mais intenso para cicatrização e precisa de mais firmeza. Após esse período acontece a liberação de uso do sutiã cirúrgico, contudo, não é aconselhado a suspensão definitiva do sutiã comum para não prejudicar a durabilidade do seu procedimento. 

Ainda tem dúvidas?

Faça sua pergunta sobre cirurgia, procedimentos, recuperação,
custos ou demais temas, diretamente para Dr. Victor Diniz.

Clique e envie sua mensagem

Rua Lourdes Casé Pôrto, 51, Maurício de Nassau, Caruaru - PE, 55012-075