Lipoaspiração é o procedimento tecnicamente mais simples na área da cirurgia Plástica.
A ideia é remover as áreas de excesso de gordura usando uma cânula um pouco mais fina que uma caneta acoplada a seringa (como utilizamos) ou o lipoaspirador.
Para o paciente adequado, a lipoaspiração pode ser extremamente gratificante.
Esses depósitos de gordura são geralmente constitucionais ou hereditários e não se reduzem apesar de dieta ou exercícios físicos. A lipoaspiração é frequentemente o único modo de eliminá-los.
Um dos grandes diferenciais de nosso trabalho nessa área é a utilização de seringa, que retira a gordura com mais precisão e menos trauma para o organismo (por oferecer menos de um terço da pressão exercida pelo lipoaspirador, tornando o procedimento ainda mais seguro).
A utilização desta técnica permite o retorno mais rápido a suas atividades, além de proporcionar um pós-operatório mais tranquilo e com menos dor, roxo e inchaço na maioria dos casos.
Existem alguns conceitos equivocados sobre a lipoaspiração:
Lipoaspiração não é segura?
Com os recentes casos de óbito que surgiram na mídia, a população em geral passou a ficar temorosa com o procedimento.
Na realidade, em boas mãos e se realizada em Hospitais com estrutura (não clínicas), o procedimento é extremamente seguro com uma taxa de complicações extremamente baixa.
Além disso, deve-se respeitar as conhecidas normas da sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para o procedimento (como a limitação na retirada de gordura por kg e peso).