Tipos de prótese
A prótese de silicone tem evoluído ao longo de 6 décadas desde sua criação. Hoje ela se encontra em sua quinta geração, possuindo próteses confiáveis e seguras.
A prótese de silicone cônica oferece uma maior projeção na região dos mamilos, deixando os seios mais projetados para frente. Trata-se de um dos tipos de prótese de silicone indicado para pacientes com o tórax estreito.
A prótese redonda, como o próprio nome sugere, oferece uma aparência arredondada e volumosa na região do colo da mama, que fica localizada próxima ao pescoço. Por esse motivo, esse tipo de prótese mamária é o mais utilizado nos centros cirúrgicos. A prótese redonda é comumente indicada para as pacientes com tórax proporcional.
A prótese de silicone anatômica ou em gota foi desenvolvida com o objetivo de promover um efeito mais natural às mamas da paciente. Por ter um formato mais parecido com o real, este é um dos tipos de prótese de silicone indicado para a reconstrução mamária após a mastectomia, por exemplo.
Outra característica que deve ser levada em consideração ao escolher a prótese de silicone ideal é o perfil da prótese, responsável por deixar o implante com um aspecto mais natural ou artificial.
Novamente, o cirurgião plástico auxiliará a paciente nesse processo uma vez que o perfil de prótese mamária utilizado dependerá da medida do tórax da paciente e de seu biotipo.
Os perfis de prótese de silicone são divididos em: baixo, moderado (sendo que ambos têm uma base maior e menor projeção), alto e super alto (próteses mamárias mais projetadas).
Os tipos de prótese de silicone ainda são subdivididos de acordo com o tipo de perfil. Conforme o tamanho da base e dimensão da projeção, o silicone também tem um resultado diferente. E é justamente o perfil da prótese que dá essa característica aos seios após a cirurgia. Com isso, os tipos de prótese de silicone podem ser subdivididos nos seguintes perfis:
Essas são as próteses de silicone com maior base e menor projeção, ou seja, menor altura.
São mais projetados e se ajustam muito bem ao tórax, realçando os seios.
Atualmente, a maioria das próteses são feitas de silicone. Esse material é seguro e resistente. Porém, em algumas situações bem específicas ainda são utilizadas as próteses salinas, ou seja, aquelas que são preenchidas com uma solução de água e sal. Entre os exemplos de situações em que se utiliza a prótese salina estão algumas cirurgias de reconstrução mamária.
É importante pontuar que a prótese salina tem diversas desvantagens: é bastante palpável (dá para senti-la ao tocar os seios) e apresenta redução imediata do seio em caso de ruptura.
Portanto, a prótese de silicone salina é apenas uma solução provisória até que o médico consiga fazer a troca por um implante de silicone.
Faça sua pergunta sobre cirurgia, procedimentos, recuperação,
custos ou demais temas, diretamente para Dr. Victor Diniz.
Rua Lourdes Casé Pôrto, 51, Maurício de Nassau, Caruaru - PE, 55012-075