Você sabe o que é abdominoplastia reversa? | Dr. Victor Diniz – Cirurgia Plástica Caruaru
Faça sua Pré-Consulta Faça sua Pré-Consulta    Agende sua consulta

Você sabe o que é abdominoplastia reversa?

A abdominoplastia é um tipo cirurgia plástica que tem como objetivo, a retirada do excedente de pele localizado na região abdominal, buscando remodelar esse abdômen ao remover o tecido em excesso e diminuir a flacidez. O que muitas pessoas desconhecem, é que existe também outra solução para a região do abdômen, a abdominoplastia reversa. O artigo de hoje vai trazer algumas informações sobre a realização desse procedimento.

Apesar de não ser tão popular, a abdominoplastia reversa é uma cirurgia que já existe há algum tempo, vindo justamente para apresentar uma solução para os pacientes que não possuem a recomendação para realizar uma abdominoplastia tradicional. 

Para quem é indicada a abdominoplastia reversa?

A abdominoplastia reversa é indicada para aqueles pacientes que apresentam o aspecto de umbigo triste, ou seja, a perda da sustentação da parede abdominal acima do umbigo, uma flacidez ocasionada pelas mais variadas razões, como por exemplo, a realização de uma lipoaspiração, perda de peso ou uma gestação. É essa flacidez que faz com que essa pele caia e traga um aspecto triste para o umbigo. Pacientes nessa situação não possuem indicação para realizar uma abdominoplastia comum, que é uma cirurgia maior e exige um pós-operatório mais demorado e com cuidados específicos, ao contrário da abdominoplastia reversa.

Qual o paciente ideal para abdominoplastia reversa?

O paciente ideal para a abdominoplastia reversa é, primeiramente, um paciente que está dentro do peso ideal, que apresente uma alimentação saudável e esteja em uma prática ativa de exercícios físicos. É preciso também, que haja uma flacidez apenas na região supraumbilical, ou seja, acima do umbigo. Além disso, os pacientes devem apresentar pouca ou nenhuma diástase dos músculos retos abdominais, isso porque, essa cirurgia não avança além da região do umbigo, sendo uma cirurgia um pouco mais rápida e com uma recuperação mais tranquila. 

Como é realizada a abdominoplastia reversa?

Nesse procedimento, é feito uma incisão na região localizada abaixo da mama, o sulco mamário, a partir dessa incisão é realizado o descolamento da pele, que é tracionada para retirar o excesso. É muito comum que os pacientes realizem esse tipo de abdominoplastia combinada a uma cirurgia da mama, unificando as cicatrizes.

Nesse contexto, é possível entender que a cirurgia de abdominoplastia reversa é um procedimento que alcança resultados muito positivos, contudo, apresenta indicações que acabam limitando sua realização, sendo possível somente se o paciente apresenta uma flacidez unicamente na região superior do abdômen, acima do umbigo. Com uma flacidez maior, no abdômen como um todo, a cirurgia indicada é provavelmente a abdominoplastia clássica, em que cicatriz fica localizada na região inferior do abdômen, facilmente oculta pelo uso de roupas íntimas. 

Ainda tem dúvidas?

Faça sua pergunta sobre cirurgia, procedimentos, recuperação,
custos ou demais temas, diretamente para Dr. Victor Diniz.

Clique e envie sua mensagem

Rua Lourdes Casé Pôrto, 51, Maurício de Nassau, Caruaru - PE, 55012-075